05/08/2009

Centro Espírita

Filhos, que o centro espírita - célula viva do Cristianismo em suas origens - vos mereça o melhor carinho e consideração.

Sempre que possível, integrai a equipe de companheiros que permanece lutando para que o templo espírita cristão tenha sempre as portas descerradas à comunidade.

Não vos isoleis uns dos outros, fugindo à convivência salutar que vos preserva o discernimento e vos combate o personalismo.

Em contato com os irmãos de ideal, as vossas ideias se reciclarão e a indispensável permuta de experiências vos será uma permanente fonte de inspiração para o trabalho.

Os cristãos dos primeiros tempos do Evangelho na face do mundo, não atuavam isoladamente.

A auto-suficiência espiritual carece de ser combatida com determinação.

Se considerais que nada tendes a aprender com os companheiros, não olvideis a vossa obrigação de ensinar.

Quanto puderdes, no entanto, preocupai-vos em não vos aterdes única e simplesmente à teoria ou à disputa de cargos de liderança.

Participai diretamente das tarefas mais humildes da casa espírita, vacinando o espírito contra o fascínio de si mesmo.

O Mestre lavou os pés aos apóstolos ...

Nas instituições meramente humanas, manda mais quem tenha mais dinheiro e poder, todavia, naquelas que transcendem os interesses dos homens, quem mais pode é quem mais serve.

Filhos, adequai o centro espírita para que ele cumpra, na Terra, a sua função de educandário das almas.

Dentro dele, consagrai um tempo sempre mais dilatado ao estudo da Doutrina, evitando que se transforme em foco de mediunismo e perturbação.

Que, em suas atividades, o grupo espírita dos dias atuais procure se assemelhar à casa dos apóstolos, em Jerusalém, abençoada oficina de trabalho, que tanto se preocupava em ser pão para o corpo quanto em ser luz para o espírito!

Cap. 8 do Livro: A Coragem da Fé Médium: Carlos A. Baccelli Espírito: Bezerra de MenezesCasa Editora Espírita "Pierre-Paul Didier"

5 comentários:

  1. Muito Show Guria parabéns!!!
    bjuus
    Clair

    ResponderExcluir
  2. Olá Neusinha! Parabéns pelo blog! Obrigada por me incluir como amiga no Blogs Blogs. Vamos trocar idéias, sim. Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Vc é minha aluna no Julio Grau??
    Tb já fiz parte da Pioneiros da Paz, aliás fazia desde os meus treze anos. Hoje tenho 57. Muito trabalhei lá, dando aulas, palestras e dirigindo trabalhos. Infelizmente não concordo com algumas coisas da Casa e saí fora. Hoje temos nosso grupo de estudos. Bem que tua fisionomia não era estranha para mim.
    tua profe bernadete walter

    ResponderExcluir
  4. Se os espíritas soubessem o que é o Centro Espírita, quais são realmente a sua função e a sua significação, o Espiritismo seria hoje o mais importante movimento cultural e espiritual da Terra. Temos no Brasil
    – e isso é um consenso universal – o maior, mais ativo e produtivo movimento espírita do planeta. A expansão do Espiritismo em nossa terra é incessante e prossegue em ritmo acelerado.

    Mas o que fazemos, em todo este vasto continente espírita, é um imenso esforço de igrejificar o Espiritismo, de emparelhá-lo com as religiões decadentes e ultrapassadas, formando por toda parte núcleos místicos e portanto fanáticos, desligados da realidade imediata.

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelo comentário!!