16/08/2009

A CARIDADE E O AMOR

“Qual o verdadeiro sentido da palavra caridade, como a entendia Jesus?” “Benevolência para com todos, indulgência para as imperfeições dos outros, perdão das ofensas.” Questão n.º 886 (Da Lei de Justiça, de Amor e de Caridade) – O Livro dos Espíritos

Confunde-se, freqüentemente, caridade com amor. No entanto, não são palavras sinônimas, tanto que ambas aparecem numa lei divina que inclui a justiça. Muitos centros espíritas levam o nome “Amor e Caridade”. Evidentemente não imaginavam seus fundadores tivessem o mesmo significado, algo como “Luz e Claridade” ou “Paz e Tranqüilidade”.

Caridade seria, na ótica de “O Livro dos Espíritos”:
Benevolência, que se exprime na boa vontade e na disposição para praticar o Bem;
Exercício de benevolência: Trabalho em favor do semelhante.

Indulgência, que é clemência e misericórdia para as imperfeições alheias;
Exercício da indulgência: Solidariedade em face das limitações do próximo, evitando discriminá-lo.

Perdão, que é o ato de desculpar ofensas.
Exercício do perdão: Esquecimento do mal que se tenha sofrido de alguém, num ato de tolerância esclarecida que se exprime na compreensão.

Talvez tenhamos aí a origem da máxima de Kardec: “Trabalho, Solidariedade e Tolerância”, a orientar a ação espírita. Sem tais princípios não há a possibilidade de um entendimento perfeito ente os homens na construção de um mundo melhor.

E o Amor? Amor é afeição profunda. É gostar muito. É, em sua acepção mais nobre, querer o bem de alguém na doação de si mesmo.
Decantado pelos poetas e exaltado pelos sonhadores, o Amor é abençoado sol que ilumina e aquece os escabrosos caminhos humanos.
Só há um problema: é impossível sustentá-lo, torná-lo operoso e produtivo sem o combustível da caridade.
Encontramos na via pública uma mulher em penúria, rodeada de filhos maltrapilhos e famintos. Sensibilizamo-nos: “Que quadro triste, meu Deus! Quanto sofrimento!”
Estendemos-lhe alguns trocados e seguimos em frente, evocando, cheios de compaixão: “Jesus a ampare, minha irmã!…”Naquele exato momento brilhou em nós uma réstia de amor, infiltrando-se no impassível egocentrismo humano.
Mas que amor vazio, efêmero! Um amor quase inútil, que se limitou à esmola para aliviar a consciência, transferindo para o Cristo providência melhor, sem considerar que Ele esperava por nós para atendê-la com a iniciativa de parar, conversar, conhecer melhor a extensão de seus problemas, ajudando-a. Sem caridade o amor pode ser muito displicente...

Temos um grande amigo. Gostamos muito dele. Um dia ele faz algo que nos desagrada. Irritamo-nos profundamente. Azedamos nosso relacionamento. Distanciamo-nos, jogando fora uma gratificante amizade. Sem caridade o companheiro mais querido pode converter-se num estranho…

O casal vive bem. Marido e mulher amam-se profundamente. Um dia ele comete um deslize: envolve-se em aventura extraconjugal. A esposa toma conhecimento e o abandona imediatamente, não obstante ele implorar-lhe que fique, dilacerado de remorsos. E estagiam ambos em crônica infelicidade, marcada por insuperável nostalgia. Sem caridade o afeto mais ardente pode ser afogado num oceano de mágoas e ressentimentos.

No passado muitos religiosos instalavam-se em lugares ermos, impondo-se privações e flagícios como sacrifício em favor da Humanidade. Em sua maioria apenas comprometeram-se em excentricidades e desequilíbrios. Sem caridade o amor pelo semelhante pode converter-se em perturbadora paixão por nós mesmos…

O apóstolo Paulo vai bem mais longe no assunto (I Coríntios 13: 1-3), quando destaca que ainda que detenhamos o verbo mais sublime, a mediunidade mais apurada, o conhecimento mais profundo, a convicção mais poderosa, o desapego mais amplo e inabalável destemor da morte, isso tudo pouco valerá se faltar a caridade, isto é, se não estivermos imbuídos do desinteresse pessoal, no desejo sincero de servir o semelhante.

E Kardec nos oferece a mesma visão de inutilidade de todas as iniciativas em favor da redenção humana, se faltar o componente básico, ao proclamar: “Fora da Caridade não há Salvação.”

(De “A Constituição Divina”, de Richard Simonetti)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pelo comentário!!