15/02/2015

E por falar em felicidade, ela existe? Onde a encontro?


Apaixonadíssima pela obra O Caminha das Virtudes, e é sobre o que estou lendo que resolvi fazer este post.

Vejam o quer diz o filósofo grego Epiteto (135 a.C-50 a.C):


"Não bisque a felicidade fora, mas sim dentro de você, 
caso contrário, nunca a encontrará"

No geral, nós desejamos encontrar as bem-aventuranças da vida, buscando fora de nós mesmos, ou seja, aumentando nossas posses materiais, conquistando lugares proeminentes por onde passarmos, investindo na beleza física e tantas outras formas. Como o ser humano está sempre desejando mais, após a conquista de alguma coisa ele já não se satisfaz com ela e parte para a conquista de outra. A felicidade, então, nunca será obtida dessa forma, justamente porque a insatisfação é uma constante e os desejos se proliferam gerando uma ansiedade vazia. 
Limite seus desejos,já dizia kardec, como forma de serenar a alma humana. O próprio Buda chegou a dizer que "o tamanho de tuas dores é da mesma intensidade de teus desejos". Como as pessoas expandem continuamente os seus desejos, elas sempre estarão insatisfeitas e na expectativa de conquista-la ou não.
É obvio que no mundo em que vivemos, não podemos suprimir totalmente os nossos desejos, mas podemos limita-los, como nos disse Kardec. O desejo de felicidade, por exemplo,  está ínsito no ser humano, no entanto,  a forma de obtê-lo é que não está muito clara para as pessoas. Por isso elas dizem que se sentem felizes quando adquirem um automóvel novo, quando compram um apartamento, quando realizam uma viagem esperada, quando se curam de uma doença severa, quando um filho conquista um diploma universitário, quando ocorre o casamento com a pessoa de quem se gosta, e assim por diante. Confundimos então, o que seja realmente a felicidade com alegrias momentâneas, fugazes, passageiras.

 Eu particularmente falando, acredito e hoje sei disso, que a felicidade  está nas pequenas coisas da vida, que mesmo que eu tenha um problema sério, uma doença, desemprego, etc, eu devo estar de bem comigo mesmo. Obviamente que nos entristecemos, que nos queixamos (em algumas situações nos queixamos muito, afinal somos seres humanos vivendo num mundo de provas e expiações), mas mesmo assim, temos que parar uns minutinhos e ver como tudo é perfeito na criação divina e o que me ajuda muito é lembrar que nada absolutamente nada é por acaso, essa máxima me impulsiona a seguir adianta,a rir da vida, a buscar fazer as pequenas coisas do dia a dia que me dão prazer, a acreditar em dias melhores e num mundo melhor. Sinceramente, hoje não mais saio enlouquecida querendo ter e ter, se tenho beleza senão sigo contente com o que tenho e mais adiante busco o qe quero sem jamais deixar de dar atenção ao que pra mim é importante: meu tempo pra mim, pra minha família, por meus amigos....
É difícil? Claro que é, muitas e muitas vezes me sinto um ET no meio das pessoas, inclusive das que convivo, pois eu não vivo 24 horas do meu dia pra trabalhar e adquirir e adquirir e aí termino sendo a diferente, a que menos tem, porém tenho algo dentro de mim, que ninguém me tira, a minha alegria a minha paz apesar de todos os "problemas" que a vida me apresenta.
Se é difícil buscar esta felicidade, esta paz? Em alguns momentos até é, pois como disse vivemos num mundo de provas e expiações e nos sentirmos diferente dos demais, as vezes é complicado, pois sabemos que somos julgados por não ter isso ou aquilo, por sermos diferentes, muitas vezes já senti que alguns me viam como uma coitadinha. Muitas vezes me pego pensando e até reclamando que sou diferente dos demais, que não evolui tanto (financeiramente falando) mais aí vejo o quanto eu tenho ao meu redor, coisas que muitos hoje em dia não podem desfrutar por não ter tempo, e quando faço essa reflexão fico feliz, tranquila sabendo que estou no caminho certo.
Perfeita? JA-MAIS!!, sou muito, muito mais muito imperfeita, erro demais pois sei muito e não pratico quase nada do que sei, mais como damos um passo de cada vez, escolhi viver desta forma.Sabendo que erro(e muito) mais que também acerto e que posso corrigir meus erros.Busco me conhecer e me modificar interiormente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pelo comentário!!