21/02/2015

Aceitação Não é Passividade


Mais um belo texto para estudarmos da obra O Caminho das Virtudes

...O filósofo e terapeuta Eckhart Tolle nos diz que a primeira impressão que temos quando ouvimos ou pensamos na palavra aceitar, seja aceitar uma pessoa, um fato ou uma circunstância, é de que estaremos nos submetendo ou nos subjugando, desistindo de lutar, sendo fracos. É difícil aceitar uma perda material ou afetiva, uma dificuldade financeira, uma doença, uma humilhação, uma traição. A nossa tendência natural é resistir, não aceitar, combater o que nos contraria e que nos gera sofrimento. Não percebemos que desta forma apenas prolongamos a situação, Resistir só nos mantém presos dentro da situação desconfortável, muitas vezes perpetuando e tornando tudo mais complicado e pesado. Quando não aceitamos nos tornamos amargos, revoltados, frustados, insatisfeitos, cheios de rancor e tristeza, e esses padrões mentais e emocionais criam mais dificuldades, nunca trazem soluções.
Por outro lado é bom observarmos que aceitação não significa passividade. A verdadeira entrega não significa suportar passivamente uma situação qualquer que nos aconteça e não fazer anda a respeito, nem deixar de fazer planos ou de ter confiança para começar algo novo. A entrega é a sabedoria simples, mas profunda, de nos submetermos e não de nos opormos ao fluxo da vida. Significa dizer que é obrigação nossa tomar uma atitude para resolvermos determinados fatos ou modificarmos alguns paradigmas comportamentais . Ou seja: é até um dever agir quando necessário para restabelecer o nosso ponto de equilíbrio físico e mental.
Aceitar é expandir a consciência e encontrar respostas, soluções, alívios. Aceitar é um dos elementos fundamentais da fé. Quando você se encontra em estado de aceitação, você está em estado de graça, uma doce paz o envolve, e você poderá tomar decisões mais claras e objetivas.


Praticando a aceitação
01) Aceitar-se como é: não queira ser outro., Tenha certeza de que cada um encontra-se  na situação que lhe cabe experienciar na vida. Logo, não se importe com sua forma física e nem com a condição de nascimento, abençoes, isto sim, o lugar em que você nasceu.Tenha plena consciência de seu valor.

02) Nas relações: cada ser humano é único, tem a sua própria história de vida e, por isso, é diferente um dom outro. Aprenda a viver com as diferenças, pois os conflitos surgem justamente por causa delas. Não sofra por causa disso, aprenda a ver o outro como a Madre Teresa de Calcutá. Ela dizia: "Eu vejo Deus em casa ser humano." Não espere a perfeição de ninguém, pois você também não é perfeito. Como resultado, você terá um notável bem estar interior.

03) Nas doenças: As doenças crônicas e difíceis são estágios cármicos duros para os seus portadores, pois sabemos das imensas dificuldades que as pessoas têm em lidar com essas situações de grande desconforto interior. Mesmo assim, racionalizando, quando uma enfermidade bate às nossas portas nós poderemos aceitá-la ou não. Se houver entrega, aceitação, nós passaremos bem melhor por esta fase. Se ao contrário, ocorrer uma resistência pertinaz e forte, nós estaremos produzindo um grande sofrimento interior. Nesses momentos de extrema dificuldade, não podemos nos esquecer nunca do lenitivo que está em nossas mãos: a prece fervorosa e voltada para Deus. Este ato de fé, além de amenizar o desconforto interior, irá robustecer o nosso mental.

04) No emprego: Aceite e abençoes o local de trabalho em que você se encontra no momento. É ele que provê as suas necessidades básicas. No geral, nós poderemos transformar o local de trabalho num ambiente bom para se viver ou num lugar de sofrimento. Geralmente, esta escolha é nossa, desde que sejamos trabalhadores dignos e disciplinados. Seja o qu for, tudo é experiência na vida.  

Aceitação é uma força poderosa que ainda desconhecemos, justamente, porque somos ainda condicionados a lutar, a esbravejar, a brigar. Aceitar não é desistir, nem tampouco resignar-se sem fazer nada. Aceitar é receber com lucidez os percalços da vida, e, sem sofrer, buscar na força transformadora da fé os melhores caminhos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pelo comentário!!