21/03/2012

Você considera fácil a arte de educar os filhos?

Salvo raríssimas exceções, os educadores bem intencionados enfrentam grandes dificuldades para atingir suas metas referentes à educação.


Por essa razão, vale a pena lançar mão das experiências de alguns pais que obtiveram bons resultados com lições simples e eficientes.

Esta é uma das tantas histórias de pais que se debatem com filhos preguiçosos ou desanimados.

Certa tarde o paizão saiu para um passeio com as duas filhas, uma de oito e a outra de quatro anos.

Em determinado momento da caminhada, helena, a filha mais nova, pediu ao pai que a carregasse, pois estava muito cansada para continuar andando.

O pai respondeu que estava também muito fatigado, e diante da resposta a garotinha começou a choramingar e fazer "corpo mole".

Sem dizer uma só palavra, o pai cortou um pequeno galho de árvore e o entregou à helena dizendo:

- Olhe aqui um cavalinho para você montar, filha! Ele irá ajudá-la a seguir em frente.

A menina parou de chorar e pôs-se a cavalgar o galho verde tão rápido, que chegou em casa antes dos outros. Ficou tão encantada com seu cavalo de pau, que foi difícil fazê-la parar de galopar.

A irmã mais velha ficou intrigada com o que viu e perguntou ao pai como entender a atitude de helena.

O pai riu e respondeu dizendo:

- Assim é a vida, minha filha. Às vezes a gente está física e mentalmente cansado, certo de que é impossível continuar. Mas encontramos então um "cavalinho" qualquer que nos dá ânimo outra vez.

- Esse cavalinho pode ser um bom livro, um amigo, uma canção...

- Assim, quando você se sentir cansada ou desanimada, lembre-se de que sempre haverá um cavalinho para cada momento, e nunca se deixe levar pela preguiça ou o desânimo.

A educação é uma arte e, como tal, necessita de sensibilidade e dedicação por parte de quem educa.

Medidas singelas podem dar resultados excelentes quando movidas pelo amor legítimo e a vontade sincera de fazer crescer espiritualmente o educando.

Ao contrário do que se pensa, as crianças são maleáveis aos ensinos que lhe são ministrados, desde que sintam, juntamente com a teoria, as vibrações de afeto e carinho por parte dos educadores.

"A melhor, a mais eficiente e econômica de todas as modalidades de assistência é a educação, por ser a única de natureza preventiva. Não remedeia os males sociais; evita-os."

Um comentário:

  1. Neusinha, já levei o selinho q vc me ofertou. Está postado na página Mimos 2012.
    Vc repaginou seu blog. Ficou lindo! Parabéns. Muita paz!

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelo comentário!!