17/04/2011

Evangelho no Lar

Olhem que bacana
Montei este estudo para tirar dúvidas sobre Evangelho no Lar
Pedi que os pais do grupo Ciclo de Pais da Associação Espírita Tersa D'Ávila, relacionassem suas dúvidas sobre evangelho no lar e em cima das dúvida deles, montei o encontro.
Ficou muito bacana!
Vou dividir com vocês!

EVANGELHO NO LAR

O Evangelho no Lar é o reviver dos encontros de Jesus, que considera o berço doméstico como verdadeira escola de almas.

Escolhendo um dia da semana, com horário determinado, a família se reunirá de forma natural e simples sem necessidade de qualquer aparato, mas de coração aberto para penetrar os ensinamentos do Mestre, despertando a semente divina que há no imo(íntimo) de cada um.

O Evangelho deve revestir-se da maior simplicidade, sem uso de qualquer forma exterior o que daria um cunho de ritual, incompatíveis com o ensino de Jesus e da Doutrina Espírita.

O Evangelho no Lar possibilita atender as orientações de Jesus, porquanto se destina ao estudo dos Evangelhos, a fim de melhor compreender os seus ensinos e praticá-los.

O Evangelho no Lar é o momento espiritual de grande repercussão para os que dele participam, tendo a finalidade de unir as criaturas proporcionando um ambiente fraterno, de paz e tranqüilidade.

DICAS IMPORTANTES

A assiduidade e a pontualidade são muito importantes, pois a espiritualidade também assumirá o compromisso de comparecer levando o apoio e o conforto através de energias benéficas e boas intuições. Quando deixamos de fazer o Evangelho no lar estamos mais susceptíveis as influências negativas pois nossa proteção não será a mesma.

O Evangelho no Lar ajuda a todos os familiares, é uma luz que se adentro para dentro de nosso lar, e como luz irradia a todos.

Para que as crianças possam participar do Evangelho no Lar pode-se usar literatura infantil espírita, o ideal seria fazer em um dia da semana com literatura infantil e outro dia da semana com o Evangelho Segundo o Espiritismo ou outra obra doutrinário. Pode-se também para manter a harmonia e as crianças calmas e participativas, levar biscoitos, papel e lápis para elas.

Quando deixamos de fazer o Evangelho no Lar, estamos mais suscetíveis ás influências negativas, pois nossa proteção não será a mesma. A falta da prática do Evangelho no Lar é um termômetro para saber como estamos.

Cada família tem seu jeito, o lugar da casa que se sentem melhor, o importante é o pensamento, a vontade, estar presente de corpo e alma, curtindo esse momento e não fazer por obrigação.

Jamais deve-se apontar o estudo para algum familiar pois este momento é um momento de união, harmonia da família.

A leitura em voz alta independente de estar acompanhado ou fazendo sozinho é para auxiliar nossos irmãos desencarnados que ainda não conseguem captar somente o pensamento.

Cada etapa do evangelho no lar tem um objetivo:

1. A prece inicial é de unir e elevar os pensamentos,

2. Ma seqüência é recomendada a leitura, porque estaremos mais concentrados para entender a mensagem,

3. Os agradecimentos podem ser feitos no início ou na prece final, lembrando que devemos falar o que sente nosso coração.

Quando estamos fragilizados, sentimos vontade de chorar quando fazemos o Evangelho no Lar, justamente por ser um momento de oração, entrega, relaxamento, de abrir o coração, de receber tratamento, alívio, às vezes, chorar é o melhor remédio depende do momento que estamos vivendo.

ROTEIRO PARA PRÁTICA DO EVANGELHO NO LAR

· Reunir os componentes da família em um local onde seja melhor, com comodidade, conforto para todos, sempre no mesmo dia e horário;

· Colocar sobre a mesa copos com água para cada participante;

· Iniciar por um familiar fazendo uma oração simples, em voz alta, pedindo proteção ao lar e para seus familiares;

· Abrir o Evangelho Segundo o Espiritismo, ao acaso ou seqüencial e ler um trecho em voz alta;

· Todos familiares se assim quiserem, podem fazer comentários breves do trecho lido, devendo buscar sempre a essência do ensinamentos de Jesus;

· Após leitura e comentários, proporcionar alguns minutos de silêncio para que cada um faça uma oração mentalmente. Orar pelo protetor do lar, pelos presentes, pelos parentes, amigos e aquelas pessoas com quem temos dificuldades de ajustamento, pela saúde física nossa e de nossos familiares, pela proteção espiritual da familia e do lar;

· Após esta oração mental, um dos familiares ora em voz alta agradecendo a visita fraterna dos espíritos amigos,rogando a magnetização da água.

SOS Família, folheto Evangelho no Lar, livro Apoio Fraterno auxiliando almas a vencer a drogadição

8 comentários:

  1. Neusinha, querida, o selinho q te ofereci é igual a esse q vc já possui, o q tem Jesus. Acabei de encontrá-lo, quando abri seu blog para lhe responder. Valeu a intenção! Muita paz!

    ResponderExcluir
  2. Minha amada muito abençoada essa postagem. Obrigada . Abraços fraternos

    ResponderExcluir
  3. OI amores!!!!
    brigada por participarem aqui comigo!!
    bjuuuus

    ResponderExcluir
  4. Simples e verdadeiro querida Amiga Neusinha, isso mesmo!
    Nos momentos de preces sejam para agradecimentos ou pedidos, quando estamos em família ou junto a amigos que comungam a mesma Fé, nossos pensamentos caminham com mais firmeza em Direção a Espiritualidade. A Fé de cada um, nesse entrelace os corações e desejos seguindo a mesma direção nos tornam mais fortes em nossas decisões positivas. Os ensinamentos de Jesus passam a ser algo Simples como na verdade sempre assim o foi, deixam de ser letras ou "palavras difíceis" que muitos ainda imaginam assim ser. O lar é um reduto de espíritos encarnados em franco trabalho seja em reparação ou construção do amor. Os laços sanguíneos determinam a nós e ao mundo que somos uma "família", essa engrenagem familiar funciona como uma barreira para muitos desatinos mentais e matérias de seus integrantes, uma vez que nesse reduto renascem os amados e os odiados. Como não sabemos com devida certeza de que lado estamos e cada momento de dificuldades surgidas ao longo da vida, assim como nós alimentamos e cuidamos a cada dia o vaso físico, inteligente são aqueles que, alimentam fartamente o Espírito. Um dia certo para o Evangelho no lar devia ser algo praticado por todos independente de postura Religiosa ou Filosófica porque Jesus estará "Onde estiver duas ou mais Pessoas..." A consciência que temos da vida nos dois Planos passa a ser mais um motivo para não só a prática com dia certo para o Evangelho no Lar assim como aplicá-lo no dia a dia. Difícil? Sim muito, mas não impossível se a cada dia aplicarmos o " O óbolo da Viúva" no fim da jornada estaremos "milionários"e nosso feitos multiplicados...
    Léo Fernandes

    ResponderExcluir
  5. Quanta sensibilidade desta amiga querida Leo!
    Realmente a pratica do evangelho no lar deveria ser em tds lares, independente de credo

    ResponderExcluir
  6. Olá, é a primeira vez que visito o Blog, adorei. Pratico regradamente o Evangelho no Lar, me sinto em paz é maravilhoso. Agradeço a Deus por esta oportunidade. abraços. Denise

    ResponderExcluir
  7. EXISTE NECESSARIAMENTE A NECESSIDADE SER NO MESMO DIA E MESMA HORA SEMPRE?

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelo comentário!!