15/08/2010

A QUESTÃO DO LIMITE NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS

Dizer não é permitido na educação dos filhos, assim como impor limites e determinar regras a serem seguidas dentro e fora de casa. Conclui-se hoje que limites e regras são necessários para a formação da criança.
Estabelecer normas para a criança é prepará-la para conviver com o mundo em suas diferentes realidades, é também uma forma de ajudá-lo a se organizar adequadamente, aprendendo a escolher e priorizar suas vontades. Sem regras a criança se torna déspota, agressiva, agitada, seu desejo é lei.
Quanto mais nova for a criança, mais regras e limites irá necessitar.Como a criança é pequena tem dificuldade de abstração, as leis propostas devem ser claras, apoiadas em fatos concretos e servirem para todos os demais familiares.
A criança pode resistir á idéia de obedecer. É neste momento que os pais tem de ser firmes e inflexíveis, agindo com segurança. Naturalmente os pais devem ter um bom argumento para a justificativa de cada norma.
A criança tende a medir ate onde vai a autoridade, a coerência e a persistência dos pais na aplicação das regras disciplinares. Ela costuma testar a autoridade dos pais, insistindo para não se submeter a alguma regra e nesta armadilha muitos pais desatentos ficam presos, não tendo a capacidade de definir claramente seus posicionamento, quer por omissão, desamor ou comodismo.
Pais que ora permitem, ora não permitem, conforme o humor do dia deixam o filho desorientado e inseguro.
Os pais devem estar de acordo e serem coerentes na aplicação dos meios utilizados para que os limites sejam obedecidos, pautando cada um as suas ações educativas e disciplinares conforme as regras estabelecidas.
Quando a criança vai crescendo e ampliando seu nível de compreensão, as regras podem ser construídas junto com os pais, em consenso, a construção dos limites desta forma contenta e tranqüilizam as duas partes.


Fonte: Texto de Gladis Pedersen de Oliveira (Ex Presidente da FERGS - Pedagoga e especialista em educação).

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