04/07/2010

Movimento Espírita Gaúcho


O Movimento Espírita gaúcho é representado por nossa Federativa, a Federação Espírita do Rio Grande do Sul – FERGS. A nossa FERGS divide o estado em 14 regiões, estas regiões são representadas pelos Conselhos Regionais Espíritas – CRE. Os CREs representam vários municípios, cada município, por sua vez, é uma União Municipal Espírita, chamadas UMEs.

Porto Alegre, pelo número de casas espíritas que possui, foi separada como uma única região, a primeira, por isso chamamos CRE1 – Conselho Regional Espírita da Primeira Região do RS. Neste caso o CRE1 não é dividido em UMEs, que representam municípios, mas sim em distritos (vários bairros juntos) por isso a sigla UDE – União Distrital Espírita. O CRE1 possui sete UDEs como você já observou em nosso site.


Como Funciona ?

As casas espíritas são organizadas internamente em departamentos, como por exemplo, o departamento de evangelização da infância e juventude, conhecido por DIJ. Cada departamento possui um responsável, um diretor, este irá representando sua casa espírita nas reuniões das Uniões (UDEs), onde trocará informações e experiências com os demais diretores de sua região. Isto enriquece e facilita a união e a administração da casa espírita.

O mesmo farão os diretores das UDEs, que levarão nas reuniões do CRE1 as informações colhidas nas reuniões de UDEs onde estavam presentes os representantes das casas espíritas.

Em algumas datas previamente combinadas todos os diretores se reúnem, em uma REUNIÃO REGIONAL.

Como pode ser visto na figura acima, o fluxo de informações é bem organizado, basta que cada um conheça suas atribuições, que estão no Regimento Interno da FERGS, e atue sempre pensando no Movimento Espírita Gaúcho, prestigiando as UDEs e o CRE1, levando sua experiência e colhendo os frutos daqueles que já trilham o caminho a mais tempo.


MOVIMENTO ESPÍRITA, VOCÊ JÁ FAZ PARTE DELE !

Fonte: www.cre1.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pelo comentário!!